28.6.14

Até quando vai persistir esta vergonha?


O muro do viaduto da Avenida Infante Santo ruiu, em consequência de um acidente, em 2013.
Quase um ano depois, apesar dos vários alertas da população - através tanto da voz popular como pelos mecanismos de participação disponibilizados pela Câmara Municipal de Lisboa - não vemos solução à vista.

De acordo com relatos dos moradores, a ocorrência deveu-se a um acidente automóvel numa madrugada em que alguns jovens se distrairam, tendo ido embater com estrondo contra a estrutura, a qual caiu em parte para as zonas superior e inferior do viaduto.
Foram na altura chamados os bombeiros e a PSP, tendo a situação sido devidamente reportada.

A CML, ainda assim, não agiu com celeridade, mas acabou por recolher os blocos (que se encontram empilhados por trás do banco que se vê na imagem e ao longo do passeio), tapando o buraco com duas grades ligadas por cordas, as quais se encontram já num estado degradado.

Dada a ausência de resolução, recorremos ao portal «Na Minha Rua» na ânsia de sermos devidamente atendidos, em função dos enormes perigos para a integridade física dos moradores e (sobretudo) das suas crianças.
Essa questão encontra-se reportada no referido site, conforme a imagem abaixo comprova.



Vários meses depois - e dada a total ausência de atenção por parte da CML - fizemos questão de insistir com o Presidente da Junta de Freguesia da Estrela [Luís Newton] no sentido de dar provimento às queixas dos seus fregueses.
Indicou-nos que teria também recorrido ao mesmo portal e que nada mais pode fazer, o que se nos assemelhou estranho, dada a sua presença semanal na Assembleia Municipal onde poderia facilmente fazer pressão sobre os responsáveis em sede própria.

Vemo-nos agora chegados a um ponto de total incompreensão por parte dos responsáveis e entidades públicas que nos deveriam defender e proteger, uma consequência directa da Delegação de (in)Competências, com a qual não podemos compactuar nem aceitar.

É nossa intenção, como tal, levar este assunto à esfera da Sociedade Cívil, utilizando todos os meios à nossa disposição para vermos esta absoluta vergonha resolvida no mais curto espaço de tempo.




ARTIGOS RELACIONADOS
- "O Estrela Viva no «Público»"


OUTROS ARTIGOS
- "Perigo sem fim à vista na Infante Santo" [ocorvo.pt]
- "Degradação de viaduto em Lisboa preocupa junta e moradores" [www.publico.pt]
- "Degradação de viaduto em Lisboa preocupa junta e moradores" [www.rtp.pt]